Iniciada contagem regressiva para o Dia Mundial da Limpeza neste sábado


Por Nayara Azevedo

Coluna Meio Ambiente & Sustentabilidade

blog.flaviomarinho.com.br

O Instituto Cidade Limpa está ultimando os preparativos para a realização no próximo sábado, dia 21 de setembro, do Dia Mundial da Limpeza, que acontecerá em Natal das 9h às 13h. O evento recebe o apoio do poder público e iniciativa privada, que se unem para contribuir com a meta recolher 16 toneladas de resíduos em vários pontos da cidade.

Diretora do “Cidade Limpa”, Nayara Azevedo falou sobre a importância do evento, em sua coluna semanal, veiculada na última terça-feira, na 96 FM, no programa comandando pelo jornalista Diógenes Dantas. “O Dia Mundial da Limpeza contará com aproximadamente cinco mil voluntários e acontecerá em toda a nossa orla, de Ponta Negra a Redinha, Centro da Cidade, Bairro do Alecrim, Nazaré, em frente ao HUOL e à Praça de Todos, na Praia do Meio. O evento encerrará quando as empresas Recicla Nordeste e Via Limpa levarem os resíduos”, disse a coordenadora do Dia Mundial da Limpeza.

Dentre os apoiadores e patrocinadores do evento estão o Idema, a Intertv Cabugi, Via Limpa, Carnatal, Clínica do Shopping, Braseco, ABIH, Argumento, Beach Hotel, Comjol, Cristalina, Duarte Locações, A&D, Hazbum, JMT, Jeep Clube, Dois A Urbanismo, Kouzina, Jax, Negócios de Impacto Social, Ocean Palace, Santa Maria, Rotary, SBS, Sesi, Recicla, Água Mineral do RN, Ster Bom, UFRN, Sicramirn, Vale e Unimed.

Os voluntários devem ir com roupas leves, boné e de passar protetor solar, leve também a sua garrafa de água. Para mais informações acompanhe as redes sociais @diamundialdalimpezanatal @institutocidadelimpa.

Abaixo, ouça na íntegra o áudio do programa de Nayara Azevedo, na 96 FM.

VEREADOR PAULINHO FREIRE E O PREFEITO ÁLVARO DIAS VESTEM A CAMISA DO DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Vereador Paulinho Freire e o apoio da CMN

Destacando que o descarte irregular de resíduos é um sério problema nas comunidades e afeta praias, rios, ruas e terrenos da capital potiguar, o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PSDB), destacou a importância do Dia Mundial da Limpeza que será realizado neste sábado, dia 21. “A iniciativa do Instituto Cidade Limpa é louvável porque ajuda a conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e a mobilizar voluntários para a realização de mutirões de limpeza”, Freire, lembrando que este ano, durante o evento, será lançado o projeto que objetiva tornar Natal a capital mais limpa do Brasil.

Além do Legislativo natalense, por decisão do prefeito Álvaro Dias, outros órgãos do poder público municipal, como as Secretarias de Educação, Turismo, Urbana, Meio Ambiente, STTU, Saúde e Comunicação também estão engajados na iniciativa ambientalista e no projeto de colocar Natal no topo das cidades com o melhor índice de limpeza urbana do Brasil. Instituições como o SEBRAE, Fecomercio, FIERN e Assembleia Legislativa, além de empresas privadas e instituições como WT Distribuidora e Serviços, Shopping Cidade Jardim, Sinduscon, Uni RN, Recicla Nordeste, 2A Construtora, DNA Center, Transporte Cidade Natal, New Vision Ótica e AMAP, também apoiam o evento.

“Oceânica” mobiliza ação em Pirangi do Norte e Cotovelo

Por ocasião do “Dia Mundial de Limpeza” que será realizado neste sábado, 21, a Ong “Oceânica” também organiza uma programação de limpeza nas praias de Pirangi do Norte Cotovelo.

A Oceânica preparou uma programação especial que inclui peça teatral infantil, mutirão de limpeza e o lançamento do aplicativo Mar Limpo.

Na praia de Cotovelo o mutirão de limpeza acontece pela manhã, das 8h às 12h, em frente ao In Mare Bali. Parte da equipe da Oceânica estará atuando com voluntários em parceria com a Associação de Proprietários, Moradores e Veranistas da Praia de Cotovelo (PROMOVEC).

Em Pirangi do Norte, a programação será a tarde, entre a Barraca do Paulista e o Bar do Suvaco, das 13:30 às 17h. Abrindo as atividades terão a apresentação da peça “Sal, Menino Mar” do grupo Facetas, Mutretas e Outras histórias, inspirado no livro Mar Doce Lar, lançado pela Oceânica. Haverá ainda o lançamento do aplicativo “Mar Limpo”, que tem a intenção de usar a tecnologia para estimular as pessoas a cadastrarem os resíduos que encontram nas praias, gerando dados para pesquisa e um alerta para a gestão pública de resíduos nas praias.

Mais de 1200 cidades no Brasil participam do Dia Mundial da Limpeza 2019

Através de mobilização nacional realizada pelas instituições “Teoria Verde” e “Limpa Brasil”, cerca de 1200 cidades no país vão participar do Dia Mundial da Limpeza, neste sábado dia 21 de setembro. A expectativa é que ocorra a maior ação de limpeza já realizada no planeta e também no Brasil.

O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza teve início em 2008 na Estônia com a ONG Let´s do It! e de lá para cá 158 países participam da mobilização. No Brasil ocorre desde 2011 e em 2018 reuniu 363 cidades, 100 mil voluntários e 2 mil toneladas de lixo retirados de praias, rios, parques, ruas, estradas, terrenos. É o único movimento do mundo que realiza limpezas em qualquer lugar do planeta, promovendo com a ação um alerta contra a cegueira do lixo.

Quer fazer parte desse movimento? Ainda dá tempo. Acesse o site e cadastre sua cidade www.diamundialdalimpeza.com.br.

Greenpeace Brasil e a Greve Global Pelo Clima nesta sexta-feira

Greenpeace Brasil ocupou a Av. Paulista, em São Paulo, no último domingo (15), para lembrar as pessoas sobre o quão incômodo é o carro, principalmente para quem é pedestre ou ciclista, e chamar todo mundo que passava por ali para somar forças na Greve Global Pelo Clima, ato mundial marcado para a próxima sexta-feira (20).

CICLOATIVISTAS, REALIZARAM UMA BICICLETADA COM DIREITO À VINGANÇA DAS BIKES

O movimento aproveitou a Paulista Aberta – aos domingos e feriados, a avenida mais emblemática da cidade fica fechada para carros das 10h às 18h – para passar a mensagem.

Junto com um grupo de cicloativistas, realizaram uma bicicletada com direito à Vingança das Bikes: os ciclistas “atropelaram” os carros, como numa revanche simbólica por todo o estresse que um ciclista passa diariamente nas ruas lotadas de carros em São Paulo.

Projeto Banana-Terra e o manual para ‘mudar o mundo’

O BANANA-TERRA LANÇOU UM MANUAL QUE APRESENTA PASSOS E FERRAMENTAS PARA AJUDAR JOVENS QUE QUEREM PROMOVER AS MUDANÇAS COM AS QUAIS SONHAM

Entre os dias 20 e 27 de setembro, milhões de pessoas vão às ruas em vários países na Greve Global pelo Clima, uma mobilização formada por jovens com opinião e que sabem o que querem para o presente e para o futuro de todos.

Reconhecendo a força da juventude, o Projeto Banana-Terra, uma parceria entre os escritórios brasileiros da Anistia Internacional e do Greenpeace, busca desenvolver e estimular jovens a combater práticas que agridam o meio ambiente e violações de direitos humanos, através do ativismo.

Para isso, o Banana-Terra lançou o manual Semeando Poder – Um Guia Para Mudar o Mundo, que apresenta passos e ferramentas para ajudar jovens que querem promover as mudanças com as quais sonham.

O material é gratuito e dá acesso a exercícios práticos sobre como criar e colocar em prática projetos, como fazer isso com segurança, como comunicá-los de forma eficiente para outras pessoas e também como medir se sua empreitada está ou não tendo sucesso.

Todo o conteúdo do manual foi oferecido durante as oficinas do Projeto Banana-Terra, que treinou 82 jovens ativistas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para defenderem os direitos humanos e o meio ambiente. A formação permitiu que os participantes impactassem mais de 13 mil pessoas, e agora ela está sendo disponibilizada por meio do site www.bananaterra.org.br.