Poder público, empresas e empresários vestem a camisa do Dia Mundial da Limpeza em Natal


Por Nayara Azevedo

Coluna Meio Ambiente & Sustentabilidade

blog.flaviomarinho.com.br

Iniciada a contagem regressiva para o Dia Mundial da Limpeza, que acontece em Natal no domingo, dia 21 de setembro, é grande o engajamento da sociedade civil para garantir o sucesso da segunda edição do evento, que como meta coletar mais de 16 toneladas de resíduos em vários pontos da cidade, através da atuação de cerca de quatro mil voluntários.

O Dia Mundial da Limpeza terá início a partir das 9h00 e atuará nos seguintes pontos, até às 13 horas:

  • Praia da Redinha (1): em frente ao letreiro.
  • Praia da Redinha (2): próximo ao Mercado.
  • Praia do Forte: embaixo da Ponte Newton.
  • Praia do Meio (1): monumento da Bíblia, em Brasília Teimosa.
  • Praia do Meio (2):em frente ao Pâmpano Clube.
  • Praia de Miami: em frente ao relógio do sol.
  • Praia de Ponta Negra (1): em frente ao hotel Manary.
  • Praia de Ponta Negra (2): ao lado do estacionamento próximo ao Morro do Careca.
  • Bairro do Alecrim – em frente a praça Gentil Ferreira; em frente a Iskisita; e na av. Presidente José Bento, 781.
  • Cidade Alta (Centro) – na rua Cel. Cascudo, na lateral da loja Damyller.
  • Nilo Peçanha – em frente ao hospital Huol.
  • Praça de Todos – entroncamento das ruas Rodrigues Dias e Feliciano Dias, bairro da Praia do Meio.
  • Via Costeira – no calçadão, em frente a rótula da entrada pra Mãe Luiza.

A edição 2019 conta com o apoio de empresas e instituições como: Prefeitura de Natal, Sebrae, Fecomércio, WT distribuidora, Fiern (Sindrecicla), Shopping Cidade Jardim, Sinduscon, Intertv Cabugi, Uni/RN, Recicla Nordeste, Dois A Engenharia, DNA Laboratórios, Viva Centro, Transporte Cidade de Natal, New Vision, Praiamar Hotel, Holliday Inn, Sicred, Seturn, O Boticário, Águas do RN, Natal Shopping, Band Natal, Fiber, Zam Áudio, Dueto Produções, Marca propaganda, Briza Promoções, Universidade Estácio, 96 FM e 98 FM.

O exemplo de Santa Cruz (RN)

Na semana que antecede as comemorações do Dia Mundial da Limpeza em Natal, no Brasil e no mundo, evento que será realizado no próximo dia 21 de setembro, vem da cidade de Santa Cruz (RN) a boa notícia em matéria de meio ambiente: graças a uma emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), a cidade ganhará um aterro controlado, além de um galpão de triagem para coleta seletiva, benefício que será implantado com recursos destinados pelo ex-senador José Agripino Maia (DEM).   

“Todo lixo orgânico produzido em Santa Cruz, que não for reciclável, será destinado para o aterro controlado localizado na comunidade de Umbuzeiro. Vamos também executar um plano de recuperação de área degradada, preservando o nosso meio ambiente”, comemora o prefeito Ivanildo Ferreira, o “Ivanildinho”.

Dica de vestimentas

Quem for participar como voluntário das ações do Dia Mundial da Limpeza, no próximo dia 21, é necessário observar as seguintes recomendações: ir com roupas leves, boné e de passar protetor solar; levar também a sua garrafa de água. Para mais informações acompanhe as redes sociais @diamundialdalimpezanatal @institutocidadelimpa.eo:

Intertv Cabugi garante apoio institucional

A Intertv Cabugi, em apoio institucional ao Dia Mundial da Limpeza, está veiculando ao longo de sua programação um vídeo sobre o evento que irá acontecer em Natal no próximo dia 21 de setembro. A peça publicitária mostra a importância da iniciativa e convoca ainda a população para se engajar na luta para tornar Natal a capital mais limpa do Brasil.

A emissora global é parceira do evento desde a sua primeira edição em 2018, garantindo a cobertura jornalística da ação que acontecerá na capital potiguar.

Marista se engaja em projeto ambiental

NAYARA AZEVEDO SE REÚNE COM GESTORA DO COLÉGIO MARISTA DE NATAL

O Colégio Marista de Natal se reuniu com o Instituto Cidade Limpa e aderiu ao projeto de tornar Natal a capital mais limpa do Brasil, se comprometendo ainda a colaborar com o projeto através do Dia Mundial da Limpeza, além de realizar na escola atividades voltadas para a conscientização dos alunos.

Na reunião, realizada nesta segunda-feira, 09, a coordenadora pedagógica da Primeira e Segunda séries do Ensino Médio do Marista, Maristela Freire, explicou  que a escola já dispõe de alguns projetos sobre meio ambiente e sustentabilidade e que  pretende engajar ainda mais os alunos para tornar Natal a capital mais limpa do Brasil.

“É muito importante que as crianças aprendam a cuidar do ambiente em que vivem desde cedo. Um pequeno gesto já é muito importante”, comemora a coordenadora do Instituto Cidade Limpa, Nayara Azevedo.

O desastre das manchas pretas

É preciso apurar com rigor quem são os responsáveis pelo desastre ecológico verificado em praias potiguares, onde manchas pretas trazidas pela água do mar apareceram em vários pontos do litoral potiguar e em estados vizinhos. No final de semana passado, o material foi encontrado nas regiões da Via Costeira, em Natal; em Muriú, Extremoz; e também em Barra de Maxaranguape. Segunda-feira, dia 9, as manchas chegaram a praias da região de Pipa, em Tibau do Sul, segundo maior destino turístico do Estado. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a mancha observada nos outros estados era piche.

As características do piche, de acordo com o MMA, indicam que o material tenha sido despejado há bastante tempo.

AS CARACTERÍSTICAS DO PICHE, DE ACORDO COM O MMA, INDICAM QUE O MATERIAL TENHA SIDO DESPEJADO HÁ BASTANTE TEMPO

A Capitania dos Portos do RN não confirmou se a substância é realmente piche. A Marinha deslocou equipes de inspeção naval para a região dos relatos, coletou amostras da substância e as encaminhou para análise. Não há prazo para encerrar os estudos.

Escolas de Natal vão contribuir para tornar a cidade a mais limpa do Brasil

Em reunião realizada na última sexta-feira, dia 6, com gestores do Instituto Cidade Limpa, a Secretaria de Educação do município conheceu detalhes do projeto voltado para tornar Natal a capital mais limpa do Brasil. A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Ednice Santos, pretende reunir diretores das escolas municipais para sugerir ações a serem executadas pelos alunos. “É de fundamental importância que os alunos aprendam, desde crianças, a cuidar do meio ambiente”, disse.

Tem mais

O Instituto Cidade limpa irá apresentar em breve o projeto aos funcionários da secretaria, com o objetivo de estimular a realização de um programa de reciclagem dentro do órgão, e assim se tornar referência para outras secretarias do município.

Cuiabá e o descarte do vidro

A CENTRAL DE RECICLAGEM IMPLANTOU O ECOPONTO NA FRENTE DA EMPRESA.

Um exemplo a ser seguido: a empresa Central de Reciclagem, em Cuiabá, localizada no bairro Tijucal, iniciou o processo de recebimento do vidro e está encaminhando para indústria de reciclagem em São Paulo. A proprietária Mona Nídia Gadelha comentou que o problema era difícil de resolver, mas resolveram assumir para impedir que os resíduos sejam descartados de forma incorreta no meio ambiente.

O vidro é um resíduo que se descartado na natureza ou em um lixão da cidade, ficará sem se decompor. No entanto, ao ser encaminhado de forma correta, pode ser reciclado infinitamente.

A Central de Reciclagem implantou o ECOPONTO na frente da empresa.

Greenpeace realiza bicicletada na Paulista

BICICLETADA ACONTECERÁ NA AVENIDA PAULISTA, EM SÃO PAULO, NESTE DOMINGO, DIA 15

O Greenpeace, junto a outras organizações ativistas, realizará uma intervenção e uma bicicletada na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, dia 15, a partir das 10 horas, para chamar as pessoas para se conscientizarem sobre a importância do uso de alternativas menos poluentes ao transporte urbano.

Essa intervenção vai abrir as celebrações do Dia Mundial sem Carro e iniciar uma semana de reflexões sobre a importância do uso de energias renováveis e eficientes no transporte, que vai culminar com a Greve Global Pelo Clima, que acontecerá no dia 20 de setembro.